Nordeste Transmontano

O Nordeste Trasmontano, situado na região norte interior de Portugal, é uma
área distinta e das menos exploradas do país.

Cimeira Rota Da Lusofonia | 06.07.08 De Outubro 2023
Miranda Do Douro, Bragança & Ipb – Instituto Politécnico De Bragança

O Nordeste Trasmontano, situado na região norte interior de Portugal, é uma área distinta e das menos exploradas do país. Caracterizada pelo seu relevo de planaltos montanhosos, de canhões profundos de rios serpenteantes e aldeias ancestrais, esta região preserva tradições, usos e costumes que remontam a tempos imemoriais. Aqui, a beleza natural, aliada à riqueza cultural, forma um quadro único e irresistível, para quem procura uma experiência genuína em terras lusitanas

A Beleza Natural desta região

Relevo Montanhoso:
As serras orlam vastos planaltos e vales profundos e estendem-se por solos assentes no maciço granítico de rochas ornamentais, e minérios valiosos, recheados de água mineral superficial e subterrânea, e são ideais para os amantes de caminhadas e trilhas.

Rios:
O Douro, um dos rios mais emblemáticos de Portugal, tem uma parte do seu curso no Nordeste Trasmontano. As suas águas, de inúmeros afluentes (ribeiras), serpenteiam entre vinhedos e olivais, criando panoramas de tirar o fôlego.

Flora e Fauna:
A biodiversidade é uma das marcas da região, com diversas espécies vegetais endémicas (matos de esteva, giesta, urze, azinhais, carvalhais, amieiros e Faias, de onde se extrai o Mel puro, químicos, remédios medicinais e fibras têxteis Burel) e habitats preservados, onde se observam lobos, raposas, veados, corsos, javalis, águias, falcões, abutres, grifos, perdizes, coelhos e burros.

O que visitar no
Nordeste Transmontano

Património natural,
Paisagens e Miradouro

Património histórico,
construído e cultural

O Potencial Turístico desta região

Gastronomia: Os trasmontanos são conhecidos pela sua rica e saborosa gastronomia. Pratos como a posta à Mirandesa, o cabrito assado e a alheira de Mirandela são só alguns exemplos das delícias locais. A região também é famosa pelos seus vinhos, especialmente os tinto s robustos e os vinhos do Porto.
Aldeias Históricas:
Aldeias como Bragança, Miranda do Douro e Vimioso preservam uma arquitectura tradicional e uma atmosfera única. As festas e tradições locais são uma oportunidade para os visitantes mergulharem na cultura trasmontana.
Actividades ao Ar Livre:
Desde passeios de barco no Douro, a trilhos pelas montanhas, ou até actividades aquáticas, há uma vasta oferta para aventura radical

O Potencial Económico e de
Investimento desta região

Turismo Sustentável:
O Nordeste Trasmontano, por ainda não ter sido massivamente explorado pelo turismo, oferece oportunidades para projectos sustentáveis, que valorizem a cultura e Natureza locais.
Agricultura e Vinhos:
A região tem um grande potencial para a produção agrícola, no cenário das terras Frias, produtoras de cereais, castanha e vinha, e das terras Quentes, produtoras de plantações de oliveiras, amendoeiras, hortícolas, vinhas, frutícolas e derivados para doçaria de potencial biológico, além do pão de qualida de artesanal
Produção Animal :
Explorações de Vacas, Ovelhas, Coelhos e Aves de capoeira, de onde se produz carne para as Bolas de carne Mirandesa, Alheiras de Mirandela e Posta Mirandesa, e de onde se transforma as peles ornamentais e fibras de vestuário, os enchidos, queijos, carnes fumadas e secas, leite, ovos.
Energias Renováveis:
O relevo e o clima são propícios para investimentos em energias renováveis, como a solar, eólica e hídrica

Em resumo, o Nordeste Trasmontano é uma região, que encanta pela sua beleza natural, tradições ancestrais e gastronomia rica. Para investidores, oferece uma variedade de oportunidades num ambiente ainda pouco explorado, mas com um potencial imenso.

Scroll to Top